Campinas Decor 2017 une tradição e modernidade em imóvel da década de 1950

Campinas Decor 2017 une tradição e

modernidade em imóvel da década de 1950

O Blog Tudo Sobre Nós foi convidado para a mostra de imprensa para conhecer de antemão as novidades da  22ª edição da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista.

Acompanhada do nosso colunista de Gatronomia Juan Hodar http://blog.tudosobrenos.com/?s=diferent%C3%A3o conheci cada um dos ambientes criados com os mais diversos propósitos

A mostra acontecerá de 5 de maio a 18 de junho e terá diversos ambientes em contêineres.

Juliana Hodar e Luciana Bacchi na ambientação Hall de entrada
Link com fotos em alta resolução:  

https://drive.google.com/drive/folders/0Bz_RQKwvsPyOM0QtNlRtLUoyd1k

Crédito: Leandro Farchi

 

Sobre a Campinas Decor:

A Campinas Decor, principal mostra de decoração, arquitetura e paisagismo do interior paulista, inova mais uma vez e abre sua 22ª edição ao público nesta sexta-feira, 5 de maio, com uma combinação inusitada de tradição e modernidade. Em uma área total de 4 mil metros quadrados, um casarão em estilo alemão da década de 1950 e contêineres que seriam destinados ao descarte convivem harmonicamente e dão vida a 45 ambientes internos e externos assinados pelos mais renomados profissionais do setor de Campinas e região.

Até 18 de junho, o imóvel instalado no número 1.591 da avenida Almeida Garret, no Parque Taquaral, bairro nobre de fácil acesso, exibirá o que há de mais moderno em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo. Também propiciará ao público a oportunidade de conferir, em 14 projetos diferentes, a transformação de contêineres em espaços de moradia, trabalho e convivência.

Parede com Musgo em tratamento liofilizado – Guardini e Stancati

Forte tendência de construção na Europa e Estados Unidos, devido à questão da sustentabilidade, praticidade e rapidez de montagem, na Campinas Decor eles aparecem individuais, em duplas, com mezanino, varanda e até jardim sobre o telhado, e viram garagem, bistrô e café, escritório compartilhado, pavilhão gourmet, loft, com os mais variados estilos e soluções arquitetônicas.

Se os contêineres chamam a atenção pelo inusitado, os demais espaços também impressionam com soluções surpreendentes e muitas novidades.

“Arrisco dizer que teremos neste ano uma de nossas edições mais inovadoras e ao mesmo tempo harmônicas. O terreno amplo nos possibilitou apostar na demonstração de porque os contêineres despontam no mundo todo como um método construtivo simples e eficiente, que pode ser utilizado de maneiras diversas, e, por outro lado, o casarão com pé direito alto e espaços amplos permitiu a criação de lindos projetos para uma residência”, explica a empresária Sueli Cardoso, uma das organizadoras da mostra.

 A empresária Stella Pastana Tozo, sócia de Sueli na organização da mostra, acrescenta que a Campinas Decor 2017 marcará o retorno da mostra a um ambiente residencial, o que é sempre muito bem recebido pelo público.

“Um imóvel residencial aproxima ainda mais a mostra à realidade do visitante, que neste ano irá encontrar uma grande variedade de salas, suítes, banheiros, loft e ambientes voltados aos mais diversos perfis, além de espaços de trabalho e comerciais, como o boteco e o restaurante e bistrô, que serão funcionais”, afirma Stella.

Area Externa com proposta inovadora e sustentavel

A realização da Campinas Decor em um imóvel residencial não acontecia desde 2014. Em 2016, a mostra teve como cenário um prédio do patrimônio público, o Palácio de Cristal, localizado no Lago do Café, em parceria com o governo municipal para a recuperação do imóvel, e em 2015, em ação inédita no país, ocupou uma área no Shopping Center Iguatemi Campinas.

Capitaneadas por um time de 71 expositores, que mescla profissionais veteranos e estreantes no evento, as obras da Campinas Decor 2017 foram iniciadas no final de fevereiro e consumiram um total de R$ 7 milhões em investimentos, divididos entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores.  A expectativa é receber um público similar ao das edições anteriores, em torno de 32 mil visitantes.

O trabalho de preparação da edição envolveu um verdadeiro exército de profissionais, como pedreiros, pintores, marceneiros, eletricistas, entre outros. Em horários de pico, o cenário de uma Campinas Decor chega a concentrar cerca de 500 pessoas trabalhando ao mesmo tempo. No total, a mostra gerou cerca de 1.500 empregos durante a fase de preparação e outros 100 durante seu funcionamento.

Assim como nas edições anteriores, a organização traçou uma “história da família” para nortear o trabalho dos expositores, mas com uma novidade: “Desta vez, definimos apenas os componentes da família, um casal com um filho e uma filha e, a partir do momento em que os profissionais foram desenvolvendo seus projetos, também foram sendo delineados os demais detalhes, como hobbies e estilo de vida dos moradores, ampliando a liberdade de criação”, explica Stella.

hall de entrada – Luciana Bacchi

 

Em 2017, todos os projetos foram pensados e planejados na medida para a família Monteiro, formada por pai, mãe e dois filhos.

Luís, 49 anos, é empresário, colecionador de arte por paixão, gosta de bebidas sofisticadas. Nos momentos de descanso, aprecia a combinação de charuto com uma boa leitura sobre viagens e negócios.

Isabel é escritora de romances e roteiros.  Frequenta museus e mostras de arte. Com 47 anos, não perde a chance de reunir os amigos para degustarem um vinho com jazz. Recentemente descobriu o Instagram e não sai mais de lá.

Matheus, o caçula, está com 8 anos e é apaixonado por Fórmula 1. Ele sonha em pilotar! Entre o videogame e os deveres da escola, o garoto já faz aulas de bateria e diz que vai ser um popstar.

Iara, a filha mais velha da família, está com 18 anos e frequenta a faculdade de Belas Artes. Muito criativa e dedicada, ama pintar e tocar instrumentos musicais desde criança. Famosa no Youtube, tem muitos seguidores no seu canal sobre o cotidiano. 

Inspirado no modo de vida dessa família, o time de expositores, formado por arquitetos, designers de interiores, paisagistas, engenheiros civis e engenheiros agrônomos, chegou a um resultado final marcado por projetos inspiradores, que valorizam o bem-estar, funcionalidade e sustentabilidade. Devido ao uso dos contêineres para a ambientação de parte da mostra, muitas técnicas para melhoria do conforto térmico foram apresentadas. Entre elas, o uso de placas especiais e telhado verde, que reduzem a temperatura interna do espaço.

No paisagismo, a novidade fica por conta das plantas preservadas (plantas verdadeiras que passaram por um processo de liofilização), perfeitas para compor os ambientes internos, pois não precisam de nenhuma manutenção ou irrigação e trazem a natureza para perto. Além disso, foi criado no jardim um espelho d’água para a contemplação.

Entre os estilos mais adotados está o contemporâneo, com uso predominante das cores cinza, verde, e tons neutros como nude e marrom. A madeira está presente em muitos ambientes, inclusive servindo de matéria prima para um inusitado lustre. O acabamento com aço corten também aparece como tendência. No quesito tecnologia, destaque para automação dos espaços e uma projeção de aquário na janela de um contêiner, remetendo a uma tranquila paisagem.   

Novos talentos

Mantendo a tradição de valorizar profissionais que estejam há pouco tempo no mercado, mas tenham grande potencial criador, a organização da Campinas Decor reservou dois espaços da mostra para o projeto Novos Talentos, que contempla expositores com até três anos de formados.

Neste ano, as profissionais escolhidas são as arquitetas e urbanistas Fernanda Moraes e Lídia Martins, autoras do projeto do ambiente Foyer, e as designers de interiores Greice Souza e Gláucia Nunes, que projetaram os Banheiros Públicos. 

 

Sobre a Campinas Decor

Criada em 1996, a Campinas Decor consolidou-se como a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior de São Paulo. Ao longo dos anos, tornou-se uma grande vitrine do trabalho realizado pelos expositores, além de uma oportunidade única para fornecedores e patrocinadores divulgarem sua marca e seus últimos lançamentos. À frente da realização do evento desde 2001, as empresárias Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso transformaram a mostra em um evento de grande visibilidade não só na região, mas em âmbito estadual e nacional.

Os excelentes resultados obtidos ao longo dos anos trouxeram a parceria e a obtenção de patrocínio junto a grandes empresas. Em 2017, o time de patrocinadores é formado por Solução Home Containers, Polo Arqdec, Quattor Esquadrias em PVC, Deca, ENVO e Hunter Douglas.  Também foram assinados contratos de apoio com a Ateliê Revestimentos e TECPRAG. A mostra conta, ainda, com apoio técnico da Lattaro Engenharia. Em relação à mídia, o evento tem Correio Popular, Band e GM7 como parceiros.

Conheça os patrocinadores e apoiadores da Campinas Decor 2017

 

Solução Home Containers – A Solução Home apresenta uma proposta de trabalho inovadora: a construção e comercialização de ambientes residenciais e comerciais feitos com containers marítimos. Com uma equipe técnica bastante experiente, tem como diferencial a rapidez na execução de projetos que aliam design, conforto e sustentabilidade em obras rápidas e econômicas. Executa projetos que vão desde residências de pequeno a grande porte, até o setor comercial e corporativo como escritórios, lojas, restaurantes, hotéis, alojamentos, escolas, entre outros. Também viabiliza projetos de ampliação com containers como instalação de áreas gourmet ou home-offices totalmente integradas aos sistemas construtivos da planta original.

Deca – A Deca, empresa do grupo Duratex, é a maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro. A marca tem em seu DNA pilares de sustentabilidade, tecnologia, inovação e design.  Ao longo de sua história, conquistou importantes prêmios internacionais e nacionais como o IF Design Awards,Red Dot Awards, Prêmio Museu da Casa Brasileira, Prêmio Folha Top of Mind e o Prêmio ÉPOCA ReclameAqui – As Melhores Empresas para o Consumidor. É membro fundador do GBC Brasil no desenvolvimento de produtos, processos e normas sustentáveis ligadas à Construção Civil, além de promover programas de reciclagem e reuso de água. Comercializa para mais de 30 países, nos cinco continentes, seus mais de 1.200 itens de louças e 5.000 de metais, produzidos em fábricas instaladas em diferentes regiões do Brasil: Jundiaí (SP), Jacareí (SP), São Paulo (SP), São Leopoldo (RS), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Queimados (RJ).

HunterDouglas – A HunterDouglas é líder mundial em soluções para controle solar, trazendo ao mercado nacional 22 modelos entre persianas, cortinas e toldos em mais de 250 combinações de cores e texturas. Além de design impecável, os produtos são projetados para oferecer infinitas possibilidades para o controle de privacidade, visibilidade e incidência solar no ambiente – promovendo conforto acústico, térmico e visual. O melhor aproveitamento da luz natural e a redução do uso de ar condicionado são também benefícios da HunterDouglas. A segurança é uma preocupação constante durante o desenvolvimento dos produtos da marca. Sendo assim, oferece peças motorizadas que dispensam cabos e bastões de acionamento, promovendo um ambiente mais seguro para crianças e animais de estimação. Hunter Douglas – uma empresa que transforma ideias geniais em realidade.

Quattor Esquadrias em PVC – A Quattor desenvolve e fabrica esquadrias de Steel PVC para portas e janelas, utilizando perfis produzidos pela empresa alemã VEKA, maior produtor mundial de perfis nesse segmento. Esquadrias em Steel PVC são largamente utilizadas na Europa e Estados Unidos por conta do conforto acústico e térmico, além de durabilidade, baixa manutenção e beleza. No Brasil começa a chamar a atenção de clientes, arquitetos e engenheiros, na medida em que os benefícios do produto sejam conhecidos e divulgados. A Quattor também oferece assistência técnica completa, desde a elaboração do projeto até a instalação. O departamento técnico informatizado e os profissionais treinados e capacitados proporcionam atendimento adequado aos arquitetos, engenheiros, construtores e ao consumidor final, sempre apresentando estudos de viabilidade, especificando as dimensões e os detalhes de montagem de cada projeto. As opções em esquadrias são muitas, tanto em tipologias (tombar, oscilo batente, oscilo paralela, camarão, correr e etc.) como de cores (amadeirados – carvalho claro, nogueira, carvalho americano – cores padrão preto absoluto, prata, bronze platin, ouro, chumbo e as cores especiais vermelho, verde, bordo e azul). Tem diversas opções de vidros, como vidros blindados, laminados, temperados, especiais Habitat, vidros para projetos especiais que escurecem por controle remoto etc. Além das esquadrias, a Quattor revende com exclusividade os Brises Retráteis em alumínio da marca Raffstore, produzidos na Alemanha, que proporcionam controle da iluminação do ambiente, criando uma fachada decorativa diferenciada, gerando conforto térmico e economia de energia.

Polo Arqdec – O Polo Arqdec é uma entidade sem fins lucrativos, coordenada por uma diretoria que se renova a cada dois anos e orienta suas atividades pelos seguintes princípios: incentivar o desenvolvimento do mercado regional, promovendo a troca de informações e realizando estudos nas áreas técnicas e administrativas de interesse dos profissionais, promover palestras de técnicas para aperfeiçoamento em áreas do interesse dos credenciados, lojistas e colaboradores, estimular os associados a promoverem seus produtos e serviços junto aos profissionais, ampliando o universo das escolhas, realizar campanhas de marketing institucional que ampliem o reconhecimento do Polo e das marcas participantes. Fundada em 14 de maio de 2003, tem como missão incentivar o desenvolvimento do mercado de construção, arquitetura e decoração da região de Campinas. Possui por volta de mil nomes de profissionais cadastrados, provenientes de aproximadamente 50 municípios, e cerca de 40 lojas associadas de Campinas, Paulínia, Vinhedo e Itu. Entidade de classe que reúne estabelecimentos congêneres, o Polo Arqdec tem como filosofia agregar para fortalecer o todo e conquistar cada vez mais representatividade. Anualmente são realizados eventos de relacionamento entre lojistas e profissionais.

ENVO – A ENVO, braço da CPFL Energia para a geração distribuída solar para residências e clientes comerciais e industriais de pequeno porte, consolida uma nova etapa no relacionamento do Grupo com este novo consumidor cada vez mais consciente e exigente. A empresa atua nas etapas de concepção técnica, aquisição e instalação dos painéis solares e homologação do cliente junto à sua distribuidora local.  O foco inicial de atuação da ENVO está nos municípios da região de Campinas e entorno. A criação da nova companhia reforça a estratégia de expansão para negócios sustentáveis e energia renovável.

Ateliê Revestimentos – O Ateliê Revestimentos é referência em revestimentos e acabamentos de alto padrão para arquitetura de interiores. Com lojas em Campinas, Presidente Prudente e Bauru, oferece um mix de materiais diferenciados e exclusivos para obras dos mais variados estilos, além de mão de obra própria que garante qualidade de serviços e prazo de entrega.  As lojas contam com uma conceituada linha de produtos das melhores marcas e enorme gama de pisos vinílicos e laminados, cortinas, persianas, papéis de parede, carpetes, forros, rodapés, painéis decorativos e soluções em drywall e acústicas. Com profissionais altamente qualificados, oferece consultoria completa e personalizada para a transformação de sonhos e ideias em formas, texturas e cores, visando a concretização de projetos.

TECPRAG – A TECPRAG é uma empresa com mais de 22 anos no setor de controle de pragas urbanas, reconhecida por seu perfil inovador e equipe altamente treinada na busca contínua de soluções para o mercado de controle de pragas. Presente nas mais importantes mostras de arquitetura, a TECPRAG oferece ao mercado de construção, arquitetura, decoração soluções específicas através do programa de Gerenciamento Integrado de Pragas – GIP ARQUITETURA. A TECPRAG passa a auxiliar consumidores, arquitetos, decoradores, engenheiros e demais profissionais através de levantamento técnico dos projetos e prevenção contínua das pragas urbanas, eliminando futuros problemas. Desenvolve projetos corretivos e preventivos no controle de pragas, atendendo os setores corporativo e residencial. Na área de arquitetura e construção, desenvolve projetos preventivos contra cupins subterrâneos através de tratamento de solo interno das edificações, contra cupins de madeira seca e tratamento de madeiras de demolição. Além da desinsetização e do controle de roedores nas obras em andamento ou entregues.

Lattaro Engenharia – A Lattaro Engenharia está presente no mercado desde 1984, atuando nos segmentos de construção civil e administração de obras. Sua larga experiência e espírito inovador permitem antecipar tendências de mercado, utilizar modernas técnicas da engenharia civil e aprimorar a altíssima qualidade de suas obras, assinadas por Sergio Lattaro e sua equipe técnica. O altíssimo padrão de qualidade é resultado de comprometimento, seriedade, ética e eficiência, aliando o foco na redução de custos para a melhor solução e máxima satisfação dos clientes.

GM7 – Como uma das precursoras no mercado de mídia digital out of home desde 2004, a GM7 Mídia Digital é líder de mercado na região metropolitana de Campinas e pelo terceiro ano consecutivo apoia a Campinas Decor. Com abrangência nacional, a GM7 possui uma forte rede de afiliados e atinge os principais centros econômicos do país em Estados como São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os pontos de mídia da GM7 são gerenciados via internet e utilizam softwares de última geração, fornecendo conteúdo de grande interesse ao público alvo como notícias, entretenimento e material publicitário, sem dispersão, de forma direcionada, com forte impacto visual e alto índice de absorção pela audiência.

Correio Popular – O Correio Popular completa 90 anos. Nessas nove décadas de história, jamais de distanciou de sua vocação comunitária. Aperfeiçoou o relacionamento com a comunidade, transformando-se em porta voz da região metropolitana de Campinas e selando seu compromisso estampado no lema editorial da primeira edição, a 4 de Setembro de 1927: zelar pelo direito coletivo e ser fiscal da administração pública. São gerações de leitores que se  envolveram nas várias fases editoriais do Correio, e que colaboraram de forma inquestionável para moldar a personalidade do veículo, sobretudo por terem sido fiéis depositários de um jornalismo de vanguarda. É dessa forma que o Correio Popular chega aos seus 90 anos, esbanjando vitalidade e reconhecendo que não caminhou sozinho. Correio Popular 90 anos. Cada vez mais completo, mais conectado e mais inovador.

Band – A TV Band faz parte do Grupo Bandeirantes e nasceu com a vocação de criar veículos e produtos de comunicação conectados com os anseios da população brasileira e dedicados aos interesses do País. Sua solidez é reflexo de um sistema organizacional que adota modernas técnicas administrativas e valoriza as melhores práticas de gestão corporativa na busca incessante por melhores resultados. A gestão por unidades de negócios e o orçamento matricial garantem seus excelentes resultados operacionais. Cada unidade desfruta de autonomia administrativa, otimizando processos e negócios e permitindo que o grupo cresça com rapidez e segurança.

 

Serviço

Campinas Decor 2017

Quando: de 5 de maio a 18 de junho

Onde: Avenida Almeida Garret, 1.591, Parque Taquaral, Campinas, SP

Horários: de terça a sexta-feira, das 14h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 22h (bilheteria fecha às 21h)

Valor dos ingressos: R$ 35,00; estudantes e idosos pagam R$ 17,50 e crianças de até 12 anos não pagam

Passaporte Campinas Decor: R$ 70,00, com visitas ilimitadas

Serviços disponíveis: Bistrô e Café, Boteco Decor e estacionamento com manobrista

Telefone para informações: (19) 3255-7744

www.campinasdecor.com.br

Autor: Ju Hodar

Mãe , Esposa e Profissional Apaixonada por crianças e tudo o que podemos aprender e ensinar . Não lido bem com gente de mau humor Arranjo sempre um tempinho para ficar bem comigo mesma! Sou vaidosa e gosto de inspirar outras mães. Amo moda, maquiagem, cosméticos, perfumes, flores, viagens, passeios, conversas, livros, gatos, comida boa, enfim, amo a vida.... Produzo muito conteúdo digital! Sejam bem vindos !

Um pensamento em “Campinas Decor 2017 une tradição e modernidade em imóvel da década de 1950”

Deixe uma resposta